Questões vestibulares


No segundo bimestre estudamos as indústrias e sua localização.
Abaixo reproduzimos várias questões de vestibulares cujo tema é a industrialização no mundo.



1 - (UFPEL) A China é um país que tem despertado o interesse mundial face o grande progresso econômico que tem alcançado nos últimos anos. Apesar disso, chama à atenção a falta de progresso na área política, pois já há algum tempo a China deixou de ser atrasada e agrícola para se tornar industrial e competitiva.
Sobre a China, é correto afirmar que
a) mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do estado. Essas zonas são responsáveis pela absorção do conhecimento tecnológico multinacional, conferindo ao país uma verdadeira reforma industrial.
b) o modelo de desenvolvimento adotado buscou o fortalecimento da indústria local, tendo sido evitados os subsídios estatais e os investimentos estrangeiros, sobretudo em função da política nacionalista do governo.
c) Taiwan, por ter sido um protetorado inglês devolvido à China recentemente, é uma região especial, onde o governo chinês controla assuntos de defesa e política externa, deixando livre o funcionamento da economia de mercado. 
d) as condições de vida da população têm crescido na mesma medida que o crescimento econômico
como um todo. Milhões de chineses deixaram a pobreza, e a diferença entre ricos e pobres tem diminuído muito, recentemente.
e) o meio ambiente é uma grande preocupação do governo, o que levou o país a combater a desertificação com sucesso, e a despoluir rios e lagos. Por ter alcançado um desenvolvimento industrial planejado, sua indústria não é mais poluente.
(f) I.R.
2-(UFJF- GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA) Leia o fragmento de texto a seguir.
“A partir da década de 1980, alguns territórios do Pacífico ocidental começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados  tigres asiáticos. Os termos lembram agressividade e é exatamente essa a característica fundamental das quatro economias que formam esse grupo. Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas”.
Fonte: http://pt.wi1org/wiki/Tigres_asi%C3%A1ticos. Acesso em 18/01/2009. Uma das quatro economias que formam esse grupo é:
a) Cingapura                b) Austrália.          c) Índia.              d) Indonésia.             e) Japão.

3-(Unifesp) A industrialização do sudeste asiático ocorreu em duas etapas. Na primeira, surgiram os chamados tigres de primeira geração, que receberam capital do Japão. Na segunda, eles investiram
nos tigres da segunda geração. Assinale a alternativa que lista corretamente os tigres asiáticos de primeira e de segunda geração.
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image002.png
Resposta a
4-(UEPB)
“Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada”.
“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda”.
(BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)
Os dois fragmentos de texto acima exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com conseqüentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam respectivamente
a) do fordismo e do método Just-in-time.
b) da produção flexível e do pós-fordismo.
c) do fordismo e do taylorismo.
d) do socialismo e do capitalismo.
e) da indústria planificada e do toyotismo.
5-(UNIFEI) Assinale abaixo o grupo de países que atualmente são considerados economicamente emergentes no mundo, que possuem forte industrialização e oferecem boas oportunidades de investimentos internacionais.
a) Brasil, China e Tailândia
b) Portugal, Canadá e Argentina

c) Brasil, México e Alemanha
d) Cuba, Chile e Rússia
6-(UFJF) Analise a tirinha a seguir:
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image004.png
Disponível em <http://images.google.com.br/novaes>. Acesso em 24/10/2008.
Nela, evidencia-se que a introdução da cronometragem no interior da produção vai se tornar um ponto de atrito constante entre a direção e os operários e suas organizações.
Esse princípio foi introduzido na organização do trabalho pelo paradigma de produção:
a) taylorista.
b) marxista.
c) pós-fordista.
d) flexível.
e) toyotista.
7-(CEFET) Considere as seguintes afirmações sobre a transformação da economia chinesa nas últimas décadas. Marque V ou F. Verdadeiro ou falso para as afirmações a seguir:
I. A China tornou-se o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros no mundo (2005).
II. A política de abertura econômica transformou a China em uma das mais importantes plataformas de exportação de bens de consumo no mundo.
III. As zonas econômicas especiais (ZEEs) foram implantadas, principalmente, na Manchúria, beneficiando-se das reservas de carvão mineral e minério de ferro dessa região.
IV. A expansão econômica acelerada das últimas décadas comprova o dinamismo do modelo de planificação central e estatização dos meios de produção.

8-(UNIFEI) Até meados dos anos 40, estes países possuíam economias exclusivamente agrícolas. Porém, um forte investimento do Estado na educação e no setor industrial permitiu, na década de 70, que eles se tornassem grandes exportadores, elevando o seu crescimento econômico rapidamente. Essa afirmação refere-se aos:
a) países denominados Tigres Asiáticos
b) antigos países comunistas que se tornaram independentes
c) países latino-americanos pertencentes ao Cone Sul
d) países do leste europeu apenas
9-(UDESC) Assinale a alternativa INCORRETA, sobre a industrialização.
a) Nunca houve na história um tipo de sociedade industrial que não fosse nomeada e produtivamente capitalista, ou seja, não há indústria em uma sociedade que não seja capitalista.
b) A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.
c) A industrialização é um processo, nesse sentido se relacionam as etapas anteriores de produção, como nas manufaturas dos séculos XV, XVI e XVII, nas quais já era possível notar algumas das características da industrialização.
d) A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização.
e) O conceito de industrialização implica uma série de elementos específicos, como: as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas; uma combinação entre as atividades de produção e de consumo; o mercado; o contrato; a moeda como instituições que norteiam a troca entre produtores e consumidores, etc.
10-(PUCMG) Com o avanço do processo de globalização, a industrialização estendeu-se a vários países e regiões do mundo, levando à superação do modelo clássico da Divisão Internacional do Trabalho, em que cabiam aos países ricos a produção e a exportação de manufaturados e aos países pobres a produção e a exportação de matérias-primas. No modelo atual, há uma tendência clara de deslocamento de alguns tipos de indústrias para países periféricos, atendendo a interesses econômicos e estratégicos das grandes corporações.
São exemplos de indústrias que, no processo de desconcentração industrial, privilegiaram sua localização em alguns países periféricos da Ásia e América Latina, EXCETO:a) indústrias de alta tecnologia, vinculadas a setores como a informática, telecomunicação por satélites e produtos aeroespaciais, que exigem mão-de-obra altamente qualificada e vinculação estreita com grandes centros
b) indústrias de base, como as siderúrgicas, metalúrgicas ou petroquímicas, pelas vantagens locacionais oferecidas próximo às áreas produtoras das matérias-primas.
c) indústrias de bens de consumo não duráveis ou semiduráveis, como as indústrias de alimentos, bebida ou de vestuário, em virtude da elevada disponibilidade de mão-de-obra barata e da proximidade dos mercados consumidores.
de pesquisa e universidades.
d) indústrias de bens de consumo duráveis como móveis, eletrodomésticos e automóveis, que, apesar de destinarem-se a um mercado consumidor mais amplo, favoreceram-se de benefícios fiscais e de parcerias locais.
11-(Pucmg) No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.b) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos. c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada internacional e/ou nacional, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.
e) Existe incentivo ao consumo dos produtos disponibilizados pela indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.




12-(FATEC)
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image006.png
O desempenho das exportações de mercadorias na região do Continente Asiático (menos o Japão), principalmente após os anos 80, pode ser explicado por fatores tais como:
a) a chamada industrialização clássica nos países da ex-URSS, após o fim do socialismo.
b) a chamada industrialização tardia e/ou planificada da China, dos Tigres Asiáticos e da Índia. c) a criação de blocos econômicos como ASEAN e NAFTA entre os países do continente.
d) a nova inserção do continente na divisão mundial do trabalho como grande produtor agropecuário.
e) a 3ª revolução industrial e as conquistas sociais do neoliberalismo na maior parte destes países.

Vestibular 2008
13-(Ufpr) Observe o mapa a seguir:
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image008.png
Com base no mapa e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta.
a) O mapa indica os centros políticos e econômicos das maiores potências militares e geopolíticas do mundo.
b) As áreas indicadas são grandes concentrações industriais em termos de valor da produção, sem considerar diferenças relacionadas à sofisticação dos produtos e da tecnologia.
c) A maioria das grandes concentrações urbanas do mundo se localiza no hemisfério Norte, devido ao papel do clima temperado e dos grandes vales pluviais na origem da civilização.
d) As áreas indicadas mostram concentrações urbanas e industriais que vêm perdendo importância relativa na economia mundial em função do crescimento demográfico e industrial da Índia.
e) Estão indicadas as maiores concentrações populacionais de cada uma das grandes civilizações modernas: a americana, a européia, a russa, a negra, a oriental e a austral.

14-(Frb) O mundo moderno, dominado pela sociedade de consumo, tem na indústria o mais importante dos setores da sua economia: ela provoca o desenvolvimento de atividades que lhe são complementares, como fornecedores de matérias-primas e de energia, fornecendo oportunidade de emprego à mão-de-obra, forçando a sua qualificação, produzem capitais e estimulam o desenvolvimento do comércio, dos transportes e dos serviços.
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
A indústria é vital para colocar os países na vanguarda do processo de desenvolvimento econômico.
Sobre a evolução da indústria, é correto afirmar:
a) O artesanato que antecedeu à manufatura teve como principal característica um trabalhador altamente especializado.b) A reengenharia e o just in time são elementos da terceira fase da Revolução Industrial que teve seu modelo derivado do Toyotismo. c) A doutrina liberal predominou na segunda fase da Revolução Industrial, tendo sido implantada, na Inglaterra, pelo seu criador Henry Ford.
d) Os Tigres Asiáticos, países de industrialização tardia, se desenvolveram a partir de uma política agressiva, voltada para o mercado interno.
e) A invenção da máquina a vapor está vinculada à primeira fase da Revolução Industrial que teve como principal base energética o petróleo.
15-(Fmtm) Considere os itens apresentados a seguir para responder  e escreva V ou F para falso ou verdadeiro conforme as afirmações a seguir para as características do modelo econômico da plataformas de exportação dos Tigres Asiáticos
I. A demanda para o mercado interno serve de apoio ao desenvolvimento da indústria nacional, e uma pequena parte da produção é voltada à exportação.
II. Leis trabalhistas semelhantes às vigentes nos países em que vigora o modelo de estado do bem-estar social.
III. Existência de mão-de-obra qualificada e disciplinada, como resultado do investimento estatal na educação básica e ensino técnico.
IV. Produtos manufaturados dominam a pauta de exportações, auxiliados por taxas de câmbio sub-valorizadas e facilidades para exportação.
V. Grandes complexos industriais estão instalados em áreas especiais, geralmente no litoral, associadas a modernos portos.
16- (Falm) A China é uma das economias que mais crescem no mundo, pois já possui o quarto maior PIB atrás apenas de Estados Unidos, Japão e Alemanha. Isso se deu principalmente à abertura de sua economia. A respeito das zonas econômicas chinesas, considere a alternativa correta:
a) Possuem mão de obra onerosa e abundanteb) Abertura de mercado ao capital estrangeiro e com participação estatal moderada c) Produção agroindustrial diversificada e voltada ao mercado interno.
d) Proximidade das áreas aeroportuárias e rurais.
e) Foram apoiadas por uma sólida infra-estrutura de tal forma que permitisse a entrada de capital financeiro
17-(Ufrr) A China ocupa o centro das atenções no noticiário econômico e político mundial. O seu rápido crescimento industrial permite, por exemplo, que seja responsável pela produção de mais de 50% dos brinquedos, relógios e calçados no mundo. Esse rápido crescimento poderá levar a várias conseqüências, EXCETO:
a) A busca de fontes de energia e de matéria prima.b) Diminuição da dependência de fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis.
c) A parcela da população cujo padrão de vida melhorou, começa a comprar carros e a poluir ainda mais as áreas urbanas.
d) Alterações no campo causando êxodo rural.
e) Maior participação no comércio internacional de produtos industrializados.

18-(Ufpi) A partir da Revolução Industrial, cada vez mais, o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Ao longo do século XX, esse processo se caracterizou, principalmente, por:
a) Alianças bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial, para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos.b) Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associada ao grande endividamento externo.
c) Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saúde das populações pobres.
d) Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros.

e) Democratização dos mecanismos de troca internacional, premida pela elevação constante dos preços das matérias-primas em níveis superiores aos dos produtos industrializados.
19-(Unifor) Os "velhos tigres asiáticos", entre os quais se destaca a Coréia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação
a) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.b) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.
c) a presença de sindicatos fortes e combativos.

d) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.
e) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular.
Vestibular 2007

20-(Unifor) Os "velhos tigres asiáticos", entre os quais se destaca a Coréia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação
a) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.b) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.
c) a presença de sindicatos fortes e combativos.

d) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.
e) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular.
21-(Utfpr)
“Os movimentos que vêm modificando as relações de trabalho guardam relação com a implantação de um novo padrão de acumulação (com raízes no chamado toyotismo), que teve lugar no Brasil especialmente a partir dos anos 90, em paralelo com a intensificação da abertura comercial e financeira.
A exposição da economia à competição internacional contribuiu para a incorporação de processos de reestruturação produtiva, os quais flexibilizaram o mercado de trabalho – aumentando a liberdade dos empregadores na contratação e demissão de mão-de-obra – e introduziram novas tecnologias que tornaram obsoletos certos postos de trabalho.”
PINHEIRO, A lessandro Maia; ÁLVARO, Maria Angela Gemaque.
Informalidade na região metropolitana de Belém:
Em relação às conseqüências do processo descrito no texto, assinale a única alternativa INCORRETA.
a) Nos EUA o chamado toyotismo foi responsável pela transferência da força industrial para as regiões Oeste e Sul, onde formam o chamado Sun Belt.
b) A flexibilização do mercado de trabalho obriga a PEA a ter maior nível de especialização, exigência dos melhores empregos no setor terciário.
c) A perda dos cargos industriais para a automação sempre resultou na criação de um número maior de postos de trabalho que o de desempregados.
d) Em países emergentes à liberação da mão-de-obra da indústria somou-se a PEA que vem do campo em função da crescente mecanização rural.
e) Nos países desenvolvidos promoveu a migração da População Ativa para o setor terciário, que hoje emprega a maior parte da população adulta.
22-(Utfpr) Sobre os Estados Unidos destacamos as seguintes afirmativas marque as que estão corretas
I) Os EUA dispõem da menor rede ferroviária articulada do mundo, contando com apenas 170 mil km, e o seu maior entroncamento ferroviário situa-se na cidade de Washington.
II) Chipitts e Boswash, próximas à região dos Grandes Lagos, formam megalópoles que contém um pólo industrial alta-mente diversificado, onde encontramos indústrias siderúrgica, metalúrgica, mecânica, naval, eletrônica, automotiva, petroquímica, alimentícia, têxtil entre outras.
III) No Estado do Kansas há um destaque para as indústrias mecatrônica e bélica além da aeroespacial.
IV) O Sun Belt ocupa a área ocidental meridional. Nesta faixa encontramos empresas características da 3ª revolução industrial como a microinformática, microeletrônica, mecatrônica e biotecnologia entre
outras.
V) A concentração das indústrias cinema-tográficas e Disney World se verificam no Estado de Utah.
23- (Ufrr) A China ocupa o centro das atenções no noticiário econômico e político mundial. O seu rápido crescimento industrial permite, por exemplo, que seja responsável pela produção de mais de 50% dos brinquedos, relógios e calçados no mundo. Esse rápido crescimento poderá levar a várias conseqüências, EXCETO:
a) A busca de fontes de energia e de matéria prima.
b) A parcela da população cujo padrão de vida melhorou, começa a comprar carros e a poluir ainda mais as áreas urbanas.
c) Diminuição da dependência de fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis.
d) Alterações no campo causando êxodo rural.
e) Maior participação no comércio internacional de produtos industrializados.
24-(Ufsc) A partir do final da década de 1970, a China vem promovendo um intenso processo de reformulação econômica. Sobre as mudanças ocorridas a partir desse período, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Tais mudanças não alavancaram a economia chinesa, pois o país continua tendo déficit na sua balança comercial, como aqueles registrados no período da Revolução Cultural.
02. Deng Xiao Ping começou a transformação pela agricultura, promovendo o assalariamento rural e subsidiando o povo para a compra de produtos agrícolas.
04. A partir da criação das Zonas Econômicas Especiais, a China vem enfrentando um forte êxodo rural.
08. A política de abertura econômica na China significou a adesão completa a uma economia de mercado nos moldes capitalistas.
16. Potência nuclear, a China tem atualmente como principal ponto de tensão o Japão, pois os chineses pretendem reintegrar o arquipélago japonês ao seu território.




26-(Ufg) Observe a imagem e o texto a seguir.
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image012.png
Cena do filme Tempos Modernos
“Tempos modernos, filme de 1936, cuja temática ultrapassa a tragédia da existência individual e coloca em cena o conflito entre o homem e o taylorismo.”
BODY-GENDROT, Sophie. Uma vida privada francesa segundo o modelo americano. In:
DUBY, Georges; ARIÈS, Philippe.
História da vida privada. V.3, p. 535. [Adaptado].
A imagem e o  fragmento representam melhor
a) aplicação de métodos científicos para obter uniformidade na produção e reduzir custos;
b) planejamento das etapas de trabalho (metodologia para o trabalho), visando ao aumento da produção;
c) treinamento de trabalhadores para produzir mais e com mais qualidade;
d especialização do trabalho (o trabalho deve ser realizado tendo em vista uma seqüência e um tempo pré-determinados para que não haja desperdício operacional);
e)todas estão corretas
26- (Ufc) A revolução técnico-científica e informacional produzida no século XX, a qual se estende aos nossos dias, trouxe profundas mudanças nos sistemas de produção e nas relações de trabalho que incidem diretamente sobre a organização do espaço geográfico. Acerca das novas formas de relações de trabalho, é possível afirmar, corretamente, que:
a) nos países desenvolvidos, com o grande avanço tecnológico, o desemprego foi reduzido e os
sindicatos foram fortalecidos, respondendo aos interesses trabalhistas.
b) o sistema de flexibilização da produção (modelo toyotista), que acarretou mudanças nas relações de
trabalho, aplica-se apenas à indústria japonesa.
c) a terceirização tem sido utilizada pelas empresas como uma das formas de flexibilização das relações de trabalho.
d) o regime de trabalho permanente nas empresas industriais e de serviços ampliou-se, e foram fortalecidos os direitos sociais dos trabalhadores.

e) a substituição progressiva do trabalho humano pelo informatizado foi restrita aos setores agrário e
industrial.
27-(Pucrs)  Responder à questão com base no texto a seguir, referente a um país da Ásia.
Sendo um dos países mais populosos do mundo, tem passado, desde a década de 90 do século XX, por transformações no seu espaço geográfico, fato que, por um lado, aponta para a globalização e para o desenvolvimento tecnológico e, por outro, acentua as diferenças sociais. A formação de mão-de-obra
especializada destaca-se na produção de
softwares,aviões, pesquisas espaciais, supercondutores e no
desenvolvimento das biociências. Embora durante a Guerra Fria esse país tenha procurado não se envolver com alinhamentos propostos pelos Estados Unidos ou pela União Soviética, tem historicamente encontrado dificuldades de relacionamento com os seus vizinhos, em especial com o Paquistão.
O país a que o texto se refere é
a) a China.
b) o Japão.
c) a Índia.
d) a Arábia Saudita.

e) o Irã.
28-(Pucrs) Para responder à questão, considere a relação existente entre o espaço geográfico e as respectivas áreas de maior concentração industrial, preenchendo os parênteses com V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Europa Oriental – Sul da Espanha e Norte da Itália.
(  ) China – Setor Norte, junto à fronteira com a Mongólia.
(  ) Canadá – Setor Sudeste, no eixo formado entre as cidades de Montreal e Toronto.
(  ) Brasil – Região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.
29-(Cefetsp)
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image014.png
A área hachurada no mapa representa o Vale do Ruhr, sobre o qual foi publicada a seguinte matéria:
Sucata vira pólo turístico na Alemanha
Muros de escalada nas paredes de velhas fábricas. Parques e muito verde em meio a antigas minas de ..1.. Festivais de teatro, de design e de música em antigas indústrias ..2.. abandonadas. O
entretenimento, o turismo e até o verde estão mudando a fisionomia dos antigos complexos industriais de uma das regiões mais decadentes e feias da Europa.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas 1 e 2 da frase.
a) cobre têxteis
b) bauxita petroquímica
c) carvão siderúrgicas
d) ferro alimentícia

e) estanho metalúrgica
30-(Fgv-direito) A China, quarta economia mundial, segundo os dados do Banco Mundial, é considerada uma “economia socialista de mercado”. Sua abertura econômica teve início no final dos anos de 1970, através de um conjunto de medidas que geraram, gradativamente, uma integração entre a economia chinesa e empresas e países capitalistas. Considerando texto acima escreva V ou F para as afirmações a seguir sobra a China:
(   ) Com a morte do líder comunista Mão Tsé-tung (1976) e ascensão ao poder do líder Deng Xiaoping, o governo chinês deu início a uma série de reformas no campo e na cidade com o objetivo de conduzir o país a um processo de abertura econômica controlado por um governo centralizado de orientação comunista.
(   ) Foram criados pólos de desenvolvimento industrial e tecnológico (com controle da participação do capital estrangeiro) e as Zonas Econômicas Especiais (onde não há restrição à participação do capital estrangeiro), que se destinam à plataforma de exportação de produtos industriais.
(   )  Além da entrada do capital estrangeiro, houve a inserção da China no fluxo financeiro internacional (bolsa de Xangai e Shenzen) com incremento do fluxo comercial. Destaca-se, ainda, a entrada da China na OMC.
(   )A política de desvalorização da moeda chinesa em relação às estrangeiras é fator favorável à maior competitividade dos produtos chineses na economia internacional.
(   ) A China representa o mais promissor mercado consumidor do mundo, com um mercado potencial de 1,3 bilhão de habitantes e um mercado real de 400 milhões de chineses incorporados à sociedade de consumo.
(   )Situa-se em uma posição privilegiada, nas proximidades de importantes economias como Japão, Coréia do Sul e Índia.
(    )Possui mão-de-obra abundante, barata e disciplinada quando comparada com outros países e regiões do mundo capitalista.
(   )É rica em recursos naturais e tem investido na geração e melhoria da infra-estrutura de transportes, energia e comunicações.
Vestibular 2006
 31-(Unesp) País localizado na Ásia das Monções, mais especificamente no Sul Asiático, caracteriza-se por ser o maior produtor agrícola da área, mas, ainda assim, tem que importar alimentos devido a sua numerosa população. Atualmente observa-se nesse país um elevado crescimento industrial, investimentos na educação e em tecnologias avançadas; é considerado uma das futuras potências mundiais, embora apresente desigualdades sócio-econômicas internas.

 
SUL DA ÁSIA
O país citado no texto e destacado no mapa é:
a) Nepal.
b) China..
c) Bangladesh
d) Índia.
e) Indonésia.


(Atlas Geográfico. 1998. Adaptado.)
32-(Mack) Assinale a alternativa que melhor caracterize as Indústrias de Bens de Capital ou de Produção.
a) São indústrias que fornecem produtos que prestam serviços durante um tempo relativamente longo (móveis, eletrodomésticos, automóveis etc.).
b) São indústrias cujos produtos são usados apenas uma vez ou por pouco tempo, tendo uma vida “útil” curta (remédios, roupas, alimentos etc.)
c) São indústrias que produzem bens manufaturados ou matérias-primas processadas, utilizados para a produção de outros bens (as siderúrgicas transformam o ferro em aço, que é vendido para as montadoras de automóveis).
d) São as indústrias que produzem bens úteis para a produção de outros bens, principalmente os de consumo (equipamentos, máquinas, materiais de transporte e instalações de uma indústria).

e) São indústrias fixadas no mesmo espaço agrícola, que beneficiam matérias-primas oriundas da agricultura e vendem o produto final.
33-(Fdels)
MERCADO DE REMÉDIOS É DOMINADO POR OLIGOPÓLIO
Mesmo com todos os tipos de arranjos criativos — associações, consórcios, farmácias populares, compras governamentais — o mercado de medicamentos no país ainda é dominado por oligopólio, segundo o Ministério da Saúde. O governo acha que a estrutura do setor não mudou nos últimos anos — grandes laboratórios com uma fatia imensa de mercado — fazendo com que os remédios com preços mais competitivos sejam aqueles que não são protegidos pela Lei de Patentes.
(O Globo, 08/05/2005)
Em diversos setores da economia brasileira os oligopólios podem provocar os seguintes efeitos, EXCETO:
a) prejuízos para a concorrência de pequenas e médias empresas
b) cartelização dos preços
c) práticas de
dumping
d) produção com preços mais competitivos
e) pressão sobre os mecanismos inflacionários
34-(Ufsc) Como resposta à crise do fordismo, as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnologicamente cada vez mais avançados e novos métodos de organização da produção, como o toyotismo. As várias mudanças implantadas no sistema produtivo e nas relações de trabalho, particularmente nos países desenvolvidos, ficaram conhecidas como produção flexível e serviram para dar continuidade à acumulação capitalista.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
a) O desemprego conjuntural é provocado apenas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que extinguem muitos postos de trabalho.
b) O desenvolvimento da produção flexível tem gerado novos processos produtivos. A palavra de ordem passa a ser competitividade.
c) A redução de estoques e a racionalização do fluxo de insumos nas fábricas reduzem os custos porque diminuem o volume de capital imobilizado em estoques.
d)A padronização das peças e a fabricação de um único produto em grande escala são alguns dos princípios fundamentais do
fordismo.
 e)Com a atual divisão internacional do trabalho, os trabalhadores necessitam, cada vez mais, garantir a sua empregabilidade.



35-(Ufscar) Escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmações sobre o país em destaque na figura.  
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image018.png
I. Banhado pelo Oceano Índico, apresenta cadeia montanhosa terciária ao norte, formada a partir do choque entre a placa de Deccan e a placa asiática.
II. O maior centro financeiro e populacional é Mumbai, localizado na costa oeste, enquanto no centro-sul localizase a região industrial da alta tecnologia.
III. A industrialização, via substituição de importações, passou por abertura econômica, a partir da década de 1990, recebendo grande volume de investimentos estrangeiros.
IV. Possui organização social em castas e uma distribuição de renda equilibrada, sobretudo entre as populações urbanas, que representam 67% da população do país.
36-(Fgv – direito) O Japão é um país pequeno, localizado em arquipélago montanhoso, com poucos recursos naturais e cerca de 125 milhões de habitantes. Em meados do século XIX, era, ainda,
um país feudal, mas, a partir de 1868, iniciou seu processo de modernização. Viveu a primeira metade do século XX envolvido em conflitos militares (com os russos no Extremo Oriente, com a Coréia, com a China e, depois, na segunda Guerra Mundial). Escreva V ou F para afirmações a seguir sobre o Japão.
a(  )Base da passagem do feudalismo para o capitalismo, na segunda metade do século XIX (era Meiji), fortemente apoiada na ação do Estado, que buscou a riqueza acumulada pelos senhores feudais para investir nas condições necessárias ao desenvolvimento industrial (sobretudo, indústria de base), promovendo uma transição gradual do feudalismo para o capitalismo.
b(   )Investimentos realizados, por meio do Plano Colombo, auxiliaram o desenvolvimento industrial do Japão. Após a Segunda Guerra Mundial, os EUA, por meio desse plano, tiveram o objetivo de manter o Japão como aliado, dificultando possível avanço do Socialismo no Oriente.
c(    ) Retomada do papel do Estado, após a derrota na segunda guerra mundial, recuperando a economia com base em investimentos em ensino e desenvolvimento científico e tecnológico, de forma a tornar o Japão um país capaz de competir no mercado internacional, exportando produtos tecnologicamente avançados, sem depender da aquisição de know-how dos países altamente industrializados.
d(    )Sendo um país com poucos recursos naturais (matérias-primas minerais e vegetais, terras para o desenvolvimento da agropecuária, fontes energéticas), o Japão recuperou sua economia após a 2a. guerra mundial, com base na seguinte equação: exportação de produtos industrializados + desenvolvimento de tecnologia de ponta para ampliar a competitividade internacional + pouco consumo interno + mão de obra mais barata e mais disciplinada do que a dos EUA, que já desempenhava papel hegemônico no capitalismo internacional.





37-(Mack) A Coréia do Sul, como os demais países do bloco conhecido como Tigres Asiáticos, vem apresentando, na atualidade, um grande desenvolvimento econômico, com grandes ganhos financeiros. Para esses países, não basta apenas exportar, é necessário ampliar as exportações de produtos de valores agregados.
Isso quer dizer que
a) todo o sistema produtivo está organizado em grandes holdings exclusivamente nacionais, que agregam uma diversidade de setores.
b) os Estados Nacionais atuam como gerenciadores, existindo uma forte presença e participação dos governos no sistema produtivo.
c) as exportações priorizam os países do bloco a que pertencem; portanto, apresentam ganhos devido à proximidade dos parceiros.
d) quanto maiores forem a tecnologia e as informações necessárias para produzir a mercadoria, maior será a rentabilidade.
e) as grandes reservas de matérias-primas em seus territórios garantem um menor custo na produção de bens para as exportações.
38-(Mack)  (...) a cena econômica mundial foi atingida por um processo de redistribuição global da produção que criou novas prioridades na indústria; conturbou radicalmente a hierarquia entre os sistemas
econômicos nacionais, tornando obsoleta a distinção entre países produtores e países consumidores; impôs novos modelos de integração econômica.
Domenico De Masi, A sociedade pós-Industrial
O texto refere-se
a) à Divisão Internacional do Trabalho clássica, que estabelece padrões comerciais entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
b) à crise de 1929, em que a superprodução implodiu a economia americana e afetou a economia global.
c) ao intenso processo de fusão ocorrido no início de capitalismo financeiro, que irá formar grandes conglomerados.
d) à Nova Divisão Internacional do Trabalho, com transferência de indústrias de média e baixa tecnologia para países em processo de industrialização.
e) à grande oportunidade dos países pobres se industrializarem e superarem o atraso econômico contraído durante décadas de exploração.
39-(Mack)
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image022.png
Estão representadas no mapa
a) jazidas de carvão.
b) áreas de exploração petrolífera.
c) regiões com grande produção agrícola.
d) regiões industriais.
e) Mezzogiorno.
40-(Mack) Há 25 anos, as cidades chinesas eram pobres e sujas. O povo mal vestido passava fome. Ninguém tinha telefone, carro nem tevê. A China hoje está virando potência. É o milagre do dragão.
Revista Veja, 31/08/2005
Sobre as transformações na China, escreva V para verdadeiro e F para falso, conforme as afirmações a seguir:
I. As reformas econômicas iniciadas por Mao Tsé-Tung e continuadas por Deng Xiaoping foram fundamentais para o crescimento da economia chinesa nas últimas décadas.
II. O ritmo acelerado do crescimento da economia chinesa está atrelado à abertura política, incentivada por Deng Xiaoping.
III. Com crescimento econômico entre 9 e 10% nas últimas décadas, a China possui uma das economias que mais cresce no mundo.
41-(Pucrio) Desde a década de 1970, as transformações ocorridas na estrutura produtiva dos países mais industrializados vêm alterando a dinâmica social e econômica mundiais.
Sobre essas alterações analise as afirmativas a seguir, escreva V para verdadeiro e F para  falso.
I - os países centrais estabelecem barreiras rigorosas aos fluxos migratórios procedentes dos países periféricos;
II – as indústrias de ponta substituem cada vez mais o aço e o cobre pelos chamados novos materiais;
III - os processos produtivos robotizados utilizam equipamentos de propósitos múltiplos e versáteis;
IV - as mudanças na organização do trabalho vão substituindo as práticas do modelo fordista/taylorista;
V - os agrupamentos de países em blocos econômicos diluem os controles territoriais dos Estados nacionais.
42- (Pucamp)
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image024.png
No mapa  estão localizadas áreas dos Estados Unidos, que provêm das 13 colônias britânicas do século XVIII, assim como de áreas, posteriormente, ocupadas. Assinale a alternativa que, no século atual apresenta uma característica comum a todas as áreas indicadas no mapa.
a) Grande produção de frutas.
b) Concentração de siderúrgicas e de indústrias de montagem de veículos.
c) Grande número de indústrias tradicionais.
d) Concentração de petroquímicas.
e) Centros de tecnologia de ponta chamados tecnopolos.
43-(Pucrio)  “Em quase vinte anos, o império gigantesco multiplicou em quatro vezes seu desempenho econômico, com uma mistura de liberalização interna e controle estatal de investimentos. Tudo isso aconteceu sob um estrito isolamento em relação aos mercados financeiros globais e com pesados impostos para investidores estrangeiros. Apesar disso, os chineses do exterior e as empresas dos Estados Unidos, do Japão e da Europa investiram mais de 360 bilhões de dólares em centros produtivos da China.”GREFE, G..GREFFRATH,M..SCHUMANN,H.. In Attac: o que querem os críticos da globalização.
Há hoje um enorme receio com relação ao papel da China no mercado internacional de produção e trabalho. Países e regiões inteiras se sentem ameaçados. Sobre os receios existentes em relação à China, analise as afirmativas a seguir, assinale as verdadeiras com V e as falsas com F.
I - O desenvolvimento e o design dos produtos se realizam na Europa, mas a produção e os empregos migram para a China;
II - As nações industrializadas perderão mais vagas de trabalho na produção do que ganharão com os pedidos da China;
III - Os países em desenvolvimento, que constroem seu futuro com base em força de trabalho barata, não têm mercado e infra-estrutura para competir com a China.
44- (Pucrio) A Revolução Tecnológica das últimas décadas acelerou a velocidade de transmissão da informação e modificou as noções de próximo e distante. Essas mudanças influem nas estratégias de localização das indústrias.
A alternativa que indica corretamente os fatores que atuam na localização dos estabelecimentos industriais da “nova economia” é:
a) a proximidade das fontes de matérias primas industriais e do abastecimento energético;
b) a garantia dos investimentos especulativos e a densidade das redes de transporte.
c) a proximidade das agências de notícias e das instituições de coleta de dados;
d) a oferta de mão-de-obra e a facilidade de acesso aos mercados de consumo;
e) a existência da logística de circulação e o acesso às redes de informações;
45-(Ufg) Observe as imagens abaixo:
http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap14_clip_image026.png
Escreva Vou F conforme sejam  verdadeiras ou falsa as afirmações abaixo após, comparar as duas imagens acima, duas transformações socioculturais que expressam o desenvolvimento do capitalismo no século XX.
a(    )substituição de grande número de trabalhadores por máquinas nas fábricas;
b(    )desemprego e crise social;
c(    )mudança nas relações de trabalho;
d(    )introdução de novos processos de produção;
e(    ) informatização do processo produtivo;
f(    ) surgimento de um novo perfil profissional (domínio da tecnologia);
g(    )emergência de novos modos de vida, pelo uso de tecnologias no cotidiano.
46-(Ufg) Nas últimas décadas do século XX, a intensificação do uso de alta tecnologia induziu uma nova lógica de localização industrial. Os atuais espaços industriais caracterizam-se pela capacidade organizacional e tecnológica de distribuir o processo produtivo em diferentes localidades.
A espacialização do processo produtivo revela que
a) os atuais espaços industriais, espalhados pelo globo, utilizam muita força de trabalho qualificada e poucos trabalhadores semiqualificados.
b) as novas indústrias foram instaladas considerando-se a abundância de mão-de-obra e a proximidade do mercado consumidor.
c) as empresas instalaram unidades produtivas em alguns países de industrialização tardia, incentivadas pela política de substituição de importações.
d) a criação de espaços industriais, nos países do Terceiro Mundo, foi promovida pelas políticas estatais de incentivo ao consumo dos países centrais.
e) os novos espaços industriais organizam-se em torno de fluxos de informação que reúnem e distribuem, ao mesmo tempo, as fases da produção.
47-(Unaerp) Reestruturação Produtiva é um fenômeno ligado à Globalização, tem como paradigma o modelo toyotista e é caracterizada por:
a) inovação tecnológica e organizacional no processo produtivo.
b) desemprego crescente.
c) flexibilização dos produtos.
d) flexibilização do mercado de trabalho.
e) flexibilização do processo produtivo.
48-(Uerj) A General Motors classifica o complexo industrial de Gravataí (RS) como o mais moderno e eficiente do grupo em todo o mundo. Com todas as inovações tecnológicas, a produtividade da nova fábrica deve ser uma das mais altas. Até os líderes sindicais americanos foram conferir de perto se o novo conceito de produção pode provocar desemprego. De fato, o número de postos de trabalho é reduzido na fábrica, mas cresce na cadeia de fornecedores.
Nas últimas décadas do século XX, ocorreram mudanças na estrutura produtiva, inclusive no setor secundário. Tais transformações, consideradas por muitos autores como a 3ª. Revolução Industrial, produziram impactos na dinâmica do mercado de trabalho e, conseqüentemente, do movimento sindical. A correta associação entre as transformações na estrutura produtiva e na organização sindical, no período referido, está descrita em:
a) automação – redução no número de sindicatos patronais
b) flexibilização – desaparecimento dos interesses por categoria
c)Terceirização com fortalecimento da produção
d) desindustrialização – precariedade de legitimação das centrais sindicais
              e) terceirização – enfraquecimento da articulação entre os trabalhadores
49-(Pucminas) O crescimento econômico global tem sido, em grande parte, sustentado pelo crescimento dos países “gigantes” do mundo: China – Índia. O rápido crescimento econômico desses países está produzindo os seguintes efeitos, EXCETO:
a) uma grande massa populacional está emergindo da chamada linha da pobreza e tornando-se novos consumidores.
b)Desigualdade social na população interna
c) essas gigantescas economias globais estão emergindo como um novo padrão de desenvolvimento, em que o tamanho das economias é proporcional às disparidades regionais internas.
d) o poderio econômico desses países poderá promover um rearranjo das zonas de influência de poder global.
e) as diferenças sociais têm sido reduzidas em ambos os países, em face à rapidez do crescimento e ao modelo econômico adotado.
50-(Upe) A expressão “socialismo de mercado” vem sendo empregada amplamente para designar uma nova experiência econômica posta em prática na China. No entanto, a rigor, essa expressão é contraditória, porque
a) na China, os preços das mercadorias sempre foram tabelados.
b) o mercado, na China, é controlado pelas comunas populares.

c) na China, há áreas muito produtivas e outras que são deficitárias, economicamente falando.d) o modelo chinês é neocapitalista, não controlado pelo mercado.
e) a economia de mercado nega o dirigismo estatal.

.